Saiba mais sobre fusíveis NH

NH são as iniciais de ‘Niederspannungs Hochleistungs, que em língua alemã significa “Baixa Tensão e Alta Capacidade de Interrupção”).

Atendendo às normas IEC 60 269-1 e IEC 60 269-2-1 e NBR 11841. Seu corpo cerâmico de alta resistência de um material denominado Esteatite, que atende a uma série de requisitos de solicitações dos esforços mecânicos e térmicos que ocorrem durante as sobrecorrentes.


Os fusíveis são preenchidos por areia de quartzo de alta pureza química e distribuição granulométrica controlada. Este material conduz parte do calor do elemento para o corpo e desempenha papel fundamental no processo de extinção do arco e partes metálicas a prova de corrosão.

Os fusíveis utilizam 2 letras, ( letras para identificação do tipo de atuação do fusível )sendo que a primeira letra, denomina a “Faixa de Interrupção” , ou seja, que tipo de sobrecorrente o fusível irá atuar, que são elas:

 
  • “g” – Atuação para sobrecarga e curto
  • “a” – Atuação apenas para curto-circuito
 
A segunda letra, denomina a “Categoria de Utilização”, ou seja, que tipo de equipamento o fusível irá proteger, que são elas:
 
  • “L/G” – Proteção de cabos e uso geral
  • “M” – Proteção de Motores
  • “R”- Proteção de circuitos com semicondutores
 
Sendo assim, temos as montagens dos principais fusíveis utilizados no mercado:
 
  • “gL/gG”- Fusível para proteção de cabos e uso geral (Atuação para sobrecarga e curto)
(Esta curva é que em sua maioria denominam erroneamente – “Retardados”)
  • “aM” – Fusível para proteção de motores
(Pela confusão, nunca se sabe se esta curva pode denominar-se “rápida” ou “retardada”)
  • “aR” -Fusível para proteção de semicondutores
(Este podendo ser chamado de “Ultra-Rápido”, por não criar conflito com outras curvas)
 
HÁ DIVERSOS TIPOS DE FUSÍVEIS, EMBORA O FUNCIONAMENTO SEJA BASEADO NO MESMO PRINCÍPIO. OS FUSÍVEIS SÃO PROJETADOS COM DIVERSAS CAPACIDADES E DEVEM SER USADOS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE PROTEÇÃO DE CADA CIRCUITO .
 
Fonte: Ilumisul